26.o Encontro de Santo André - Programação Oficina Contábil & Gestão (tarde 29/2)

26.o Encontro de Santo André - Programação Oficina Contábil & Gestão (tarde 29/2)

Palestras no salão da Faculdade Anhanguera- Campus Vila Assunção permitirão debates

Após as palestras do período da manhã, no salão principal da Faculdade Anhanguera-Campus Vila Assunção, o 26.o Encontro de Servidores e Dirigentes de Finanças, em Santo André, no dia 29/2, e o almoço que será livre, com sugestões para restaurantes da região, os trabalhos serão retomados.

Neste momento, no mesmo salão principal da Faculdade, às 13h30, inicia-se a Oficina Contábli & Gestão com novos palestrantes, os palestrantes Di Pietra e Luciano Lima retornam ao palco para dar oportunidade à plateia de fazer perguntas. Di Piedra fará uma abordagem sobre o custo na administração pública, antecedendo o professor Roberto Oliveira Jr., que entrará didaticamente no assunto. Luciano Lima voltará, ao assunto IEG-M, agora dando oportunidade para as perguntas.

Teremos ainda o Dr. Artur Ferreira, que falará sobre execução fiscal, e Paulo Galvão, com as temáticas Controle Interno e Controle Social.

Roberto Oliveira fallara sobre custos na contabilização pública

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

13h30 — 5.o Painel — “Gestão de custos para órgãos públicos

Palestrante: Roberto Oliveira Jr. — Contador público e professor, presta serviços de consultoria e treinamentos em gestão pública municipal — ele representa o CRC de SP.

Moderadores:

Alexandre Di Pietra — Profissional da Contabilidade, Advogado, Pós-graduado em Direito Tributário e Especialização em Administração Pública — Ele representa o CRC de SP.
Vera Lúcia Vada - Contadora pública com Especialização em Administração e Gestão, Orçamento, Auditoria Interna e Contabilidade Pública. Conselheira do CRCSP.

O professor Roberto aborda um dos maiores entraves da contabilidade pública, que é a contabilização dos custos nos órgãos públicos, ele terá a companhia do professor Di Pietra, que também abordará sobre o tema no período da manhã. 

Artur Lara Ferreira, procurador de Osasco, falará sobre Dívida Ativa

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

14h45 — 6.o Painel — "RE 1355208 - O fim do protagonismo da Execução Fiscal na recuperação da Dívida Ativa?"

Palestrante - Artur Lara Ferreira, dr. — Procurador do Município de Osasco — Presidente da Associação dos Procuradores Municipais de Osasco. Formação: Pós-graduado em Direito Tributário pela FGV/SP. 

O palestrante abordará as dificuldades enfrentadas na recuperação da dívida ativa municipal e apresentará as medidas que proporcionaram o incremento na recuperação do estoque da dívida ativa de Osasco. A palestra ainda analisará os reflexos do recente julgamento do Recurso Extraordinário 1355208, pelo STF,  que versou sobre a possibilidade de extinção de executivos fiscais de baixo valor e sobre a necessária adoção de meios alternativos e prévios de cobrança da Dívida Ativa.

Moderador: Eduardo Marchette Quadrotti - Delegado de Polícia, atua no Laboratório contra Lavagem de Dinheiro e Crimes Tributários, Professor da FIPECAFI e graduado em Direito e Administração Pública (USP). 

Eduardo Marchette Quadrotti - Delegado de Polícia, atua no Laboratório contra Lavagem de Dinheiro e Crimes Tributários, Professor da FIPECAFI

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

15h45 — 7.o Painel — "Gestão Municipal e IEG-M: Enfrentando Desafios, Alcançando Resultados”

Palestrante - Márcia Harumi Hirata - Economista - da AUDESP - Tribunal de Contas do Estado de SP - responsável pela apuração dos indicadores criados pela Corte de Contas paulista – IEG-M, IEG-Prev e IEG-E – e por subsidiar a apuração do indicador nacional do Instituto Rui Barbosa – IRB – o IEGM Brasil.

Palestrante: Luciano Aparecido de Lima, Contador e Consultor — representa o CRC de SP.

O professor Luciano abrirá debate com os presentes para responder perguntas sobre sua palestra no período da manhã e outras que porventura apareçam nesta etapa. Márcia - fará um resumo de sua apresentação do período da manhã e responderá perguntas dos(as) presentes.

Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) divulgou o desanimador resultado do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) de 2023, revelando que menos de 10% das prefeituras do estado apresentam administrações efetivas, conforme indicado pelo tribunal. Nenhum município alcançou os níveis A ou B+, representando uma gestão de alta qualidade. Dos 645 municípios analisados, apenas 52 obtiveram a nota B, enquanto a maioria se situou entre as notas C+ (223) e C (369). Sete áreas cruciais sãp avaliadas: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, segurança das cidades, meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

A publicação do TCESP no dia reflete a insatisfação da corte com a deterioração das administrações municipais. O Vice-Presidente, Renato Martins Costa, destacou que "não piorar é o mínimo esperado de uma administração responsável".

Os professores já abordaram sobre esses desafios na gestão municipal no período da manhã, reforçarão suas teses nesse painel abrindo para as perguntas e debates.

Márcia Harumi Hirata
AUDESP-TCESP e Luciano Lima falarão sobre o IEGM

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

16h45 — 8.o painel — "Controle Interno Municipal: Pequenas Ações, Grandes Impactos na Gestão Eficiente”

Palestrante: Paulo Galvão — professor e consultor.

O professor Paulo Galvão, que já Secretário de Finanças de Jundiaí conhece bem os 3 controles, o interno, o externo e o social. Tem palestrado sobre o Controle Interno em todo o Estado , principalmente pelo CRCSP, mas sempre exalta os cudiados com os Controles Externos, sendo o principal o Tribunal de Contas, e o Social, onde sugere que as administrações municipais deveriam se importar mais com a transparência de seus controles para que realmente fossem compreendidos pelo cidadão. "Tudo que ser faz em Órgão Público tem que ser destinado ao cidadão, e ele precisa entender como isso está se procedento", explica Paulo Galvão.

Paulo Galvão, falará sobre o Controle Interno, lembrando da importância do Controle Social

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

As inscrições podem ser feitas no site da www.assefinsp.com.br, basta logar no site (cadeado) e ir em "Inscrições Eventos" clicando ali decide o que assistir.

Veja aqui as programações - clique no nome do painel:

I - Palestras Temática - salão principal - de manhã - das 9 às 12 horas, haverá café da manhã a partir das 8 horas.

II- Oficina Contábil & Gestão, à tarde, no mesmo salão

III - Oficina Fiscal-Tributária será iniciada às 10h30 da sala 2, com almoço entre 12 e 13h30 horas, continua às 13H30 com térnio previsto para 17h30

IV - Secretários e secretárias de finanças se reunirão na sala 3, às 14 horas, em Santo André

V - Almoço no local.

Galeria de fotos

Comentários

  • Ana Lucia Cardoso
    12 de Março de 2024

    Que evento incrível! A organização foi impecável e os palestrantes realmente entregaram conteúdo de alto nível. Mal posso esperar pelo próximo!

  • Jorge Henrique Mariano
    16 de Fevereiro de 2024

    Foi uma experiência enriquecedora participar desse evento. A variedade de temas abordados e a interação com outros participantes foram fantásticas. Recomendo a todos!

  • Maria José Silva Santos
    25 de Janeiro 2024

    Estou muito satisfeito com tudo que vi no evento. Os workshops foram extremamente úteis e as palestras inspiradoras. Parabéns aos organizadores pelo excelente trabalho!

Deixe um comentário