26.o Encontro de Santo André - Programação Oficina Fiscal-Tributária (manhã-tarde 29/2)

26.o Encontro de Santo André - Programação Oficina Fiscal-Tributária (manhã-tarde 29/2)

Oficina será na sala 3 da Faculdade Anhanguera- Campus Vila Assunção

A Oficina Fiscal-Tributária vai dar prosseguimento aos conteúdos que a ASSEFIN vem promovento nesta área: o acompanhento das demandas judiciciais, principalmente as que permitem o aumento da arredação municipal, o caso do Imposto de Renda na Fonte é emblemático nesse sentido; a sugestão de investimento nas áreas e auditoria contábil e inteligência fiscal, e apresentará um sistema que permite o cruzamento das informações bancárias para se evitar , principalmente, as grandes fraudes. Contará para isto, com auditores do Ministério Público Federal.

10h30 — 1.o Painel — "Retrospectiva das últimas decisões dos tribunais que podem impactar em aumento de arrecadação":

 ✓ IPTU - Reavaliação base de cálculo por valores de mercado
 ✓ITBI forma de cálculo e em holding familiares
 ✓ISSQN - COSIP e taxas
 ✓Consolidação IRFonte pela RFB

Palestrante: Alexandre Grabert, dr. — Advogado especialista em Direito Público, Assessor Jurídico da ABRASF — Integrante da Assessoria Jurídica da Associação Brasileira de Finanças das Capitais (ABRASF)

O doutor Grabert, um dos assessores judiciais da ABRASF - Associação das Secretarias de Finanças das Capitais brasileiras, é também parceiro do dr. Ricardo Almeida, que tantas lives tem feito com ASSEFIN. Ele trará os casos que têm impactado, ou podem motivar o aumento da arrecadação. A equipe que pertence foi uma das ártifices da vitória do Imposto de Renda na Fonte, no STF.

 

Alexandre Grabert trará um retrospecto das últimas decisões judiciais sobre tributos municipiais

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

11h10 — 2.o painel — ”O impacto das decisões judiciais no ITBI”

Palestrante: Douglas de Souza Alencar - Auditor-Fiscal da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de São Paulo - Assessor da Subsecretaria da Receita Municipal
Especialista em ITBI

Um dos tributos municipais com mais insegurança jurídica certamente é o ITBI, historicamente o ISSQN teve muita demanda, mas, hoje, o ITBI não fica muito atrás. E este será o papel do servidor da Prefeitura Municipal de São Paulo, dizer como a Capital vem enfrentando tais problemas.

Douglas de Souza Alencar - SeFaz PMSP - Especialista ITBI

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

12h00 - Almoço

Augusto Lozano, responsável da Inteligência fiscal em SP, Capital.

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

13h30 — 3.o painel - “Inteligência e Estratégia Fiscal"

Palestrante: Augusto Cezar Garcia Lozano — Auditor Fiscal Tributário e Coordenador do Núcleo de Inteligência Fiscal do município de São Paulo.

O período da tarde na Oficina Fiscal-Tributária se inicia de dedicando a estratégias fiscais, a primeira será com dicas e casos de sucesso na Inteligência Fiscal, trabalho de auditoria que será a tônica do período.

Professor Alexandre Alcântara, aspectos e desafios da auditoria contábil

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

14h10 — 4.o painel — ”Os desafios para implantação da prática de auditoria contábil tributária no âmbito municipal”

Palestrante: Alexandre Alcantara — Atuou por 35 anos como auditor fiscal da SEFAZ Bahia, autor de diversos livros na área de contabilidade e fraudes contabilidade, expert em auditoria contábil tributária. Professor em cursos de MBA e em treinamentos para administrações tributárias.

O professor já fez, com sucesso, essa palestra virtual para a ASSEFIN, agora, revista e adaptada, ele a apresentará  presencialmente para os auditores fiscais presentes, o que permitirá um bom momento para perguntas e debates.

 

Luiz Fernando Rodrigues e Álvaro Casseb mostram o SISTEMA SIMBA, com cruzamento de informações bancárias

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

15h10 — 5.o painel —  “Apresentação do SIMBA — Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias”

Palestrantes: 
Luiz Fernando Rodrigues, Coordenador de Investigações Especiais na Secretaria de Perícia Pesquisa e Análise da Procuradoria Geral da República (PGR), e
Álvaro Melo Casseb, Chefe da Divisão de Controle de Atendimentos  na Secretaria de Perícia Pesquisa e Análise da Procuradoria Geral da República (PGR).

A intenção do apresentação é que os municípios e suas equipes jurídicas e de fiscalização tomem conhecimento de um sistema gratuito que permite maior eficiência nas ações de auditoria através de cruzamentos de informações bancárias e fiscais, evitando assim que as administrações fazendárias fiquem dependentes de informações oriundas apenas dos contribuintes ou das agencias bancárias. Para ter acesso ao SIMBA é necessária a celebração de um acordo de cooperação técnica, com o Ministério Público Federal e a observância de requisitos técnicos que constam desse acordo.

Antonio Sérgio de Oliveira - Sped Fiscal

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

16h45 — 6.o painel — “SPED Fiscal e o Fim da GIA - Valor Adicionado"

Palestrante: Antônio Sérgio de Oliveira, professor, palestrante, consultor, coach e micro empresário.


         O professor vai expor sobre as novas regras de escrituração, abordando os efeitos das colunas “OUTRAS”  e a “ISENTAS”. Falará sobre o fim da GIA - esfera estadual e sobre as novas regras de escrituração, trazidas pela Portaria CAT 66/18, e seus efeitos para as empresas, com consequências para as prefeituras.

As inscrições podem ser feitas no site da www.assefinsp.com.br, basta logar no site (cadeado) e ir em "Inscrições Eventos" clicando ali decide o que assistir.

Veja aqui as programações - clique no nome do painel:

I - Palestras Temática - salão principal - de manhã - das 9 às 12 horas, haverá café da manhã a partir das 8 horas.

II- Oficina Contábil & Gestão, à tarde, no mesmo salão

III - Oficina Fiscal-Tributária será iniciada às 10h30 da sala 2, com almoço entre 12 e 13h30 horas, continua às 13H30 com térnio previsto para 17h30

IV - Secretários e secretárias de finanças se reunirão na sala 3, às 14 horas, em Santo André

V - Almoço no local.

Galeria de fotos

Comentários

  • Ana Lucia Cardoso
    12 de Março de 2024

    Que evento incrível! A organização foi impecável e os palestrantes realmente entregaram conteúdo de alto nível. Mal posso esperar pelo próximo!

  • Jorge Henrique Mariano
    16 de Fevereiro de 2024

    Foi uma experiência enriquecedora participar desse evento. A variedade de temas abordados e a interação com outros participantes foram fantásticas. Recomendo a todos!

  • Maria José Silva Santos
    25 de Janeiro 2024

    Estou muito satisfeito com tudo que vi no evento. Os workshops foram extremamente úteis e as palestras inspiradoras. Parabéns aos organizadores pelo excelente trabalho!

Deixe um comentário