ASSEFIN divulga palestras para o 25º Encontro em Araçatuba - PARTE I (manhã)

ASSEFIN divulga palestras para o 25º Encontro em Araçatuba - PARTE I (manhã)

Durante o dia todo serão 17 palestras com 10 palestrantes

   A ASSEFIN anunciou hoje as 17 palestras que serão realizadas no 25.o Encontro de Dirigentes e Servidores das Áreas de Fazenda e Finanças, em Araçatuba, dia 25 de outubro, no palco principal e na sala 2 da Unisalesiano daquela cidade. Dez palestrantes intercalarão palestras e debates em oficinas específicas

   O evento será gratuito, exclusivamente presencial e contará com palestras temáticas, no período da manhã, às 9 horas, antecedido de um café da manhã, às 8 horas, duas oficinas à tarde, uma de contabilidade e gestão, na continuidade das palestras matinais no salão principal, e uma fiscal tributário, na sala 2, ambas das 13h30 às 17h30.

   Confira as temáticas, horários e palestrantes do período da manhã:

Dra. Júlia Morato de Souza Bragança, Procuradora Osasco-SP

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

09h30 às 09h50 - A RECUPERAÇÃO DO CRÉDITO PÚBLICO MUNICIPAL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS

Palestrante - Júlia Morato de Souza Bragança, Procuradora-Chefe da Procuradoria de Execução Fiscal e Dívida Ativa do Município de Osasco

Morato é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Advogada especialista em Direito Público pela Faculdade Damásio, Presidente da Comissão da Advocacia Pública da Subseção de Osasco e Ex-Presidente da Associação dos Procuradores Municipais de Osasco

Na ocasião, a profissional demonstrará as dificuldades com a execução fiscal dos créditos dos municípios e as ações e estratégias que poderão minimizar esses problemas.

 

Francielli Honorato Alves, Advogada, Mestre em Direito pela USP

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

09h50 às 10h10 - A TRIBUTAÇÃO DO ITBI NA TRANSFERÊNCIA DE IMÓVEIS: ASPECTOS GERAIS E JURISPRUDÊNCIA ATUAL

Palestrante - Francielli Honorato Alves, Advogada, Mestre em Direito pela USP

Honorato é Especialista em Direito Tributário pelo IBET, Licenciada em Letras pela UNESP/IBILCE, Bacharel em Ciências Contábeis pela FIPECAFI, Coordenadora do IBET em São José do Rio Preto/SP e Professora do IBET.

Durante a palestra, a doutora falará sobre Imposto sobre a Transmissão Onerosa de Bens Imóveis – ITBI, de competência municipal, é um tributo que, nos últimos anos, tem despertado o interesse de contribuintes e de profissionais que trabalham com tributação municipal em razão de decisões proferidas pelos Tribunais Superiores a respeito de questões práticas envolvidas na cobrança desse imposto. Em razão disso, o objetivo desta palestra é abordar os aspectos gerais relativos à incidência do ITBI, como a materialidade tributável por meio desse imposto, o local de sua incidência e o momento em que se considera ocorrido o seu fato gerador e, a partir disso, expor os principais pontos da jurisprudência recente dos Tribunais Superiores em relação às formas de apuração da sua base de cálculo e às possíveis restrições à aplicação da regra de imunidade na transferência de imóveis para integralização de capital social.

Adriana Ribeiro de Assis, UR TCESP-3.o setor

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

10h10 às 10h30 - CAUTELAS NECESSÁRIAS NA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 3.o SETOR

Palestrante - Adriana Ribeiro de Assis, Chefe Técnica da Fiscalização da Equipe de Contratos e Repasses Públicos ao Terceiro Setor em Unidade Regional do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

A profissional atua há 4 anos na fiscalização da contratualização e das prestações de contas dos repasses públicos ao terceiro setor. Formação: Graduação em Letras e Ciências Contábeis. Pós-graduação em Orçamento Público e Gestão Fiscal Responsável. 

Ribeiro tratá um panorama histórico do terceiro setor no âmbito público. Além de prestações de conta nas Instituições no 01/2020 do TCESP e rateio de despesas administrativas (custos indiretos)

Débora Géorgia Tristão - IEGM - Audesp - TCESP

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

10h30 às 10h50 - IEG-M - COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO PELO TCESP

Palestrante - Débora Géorgia Tristão, Colaboradora do Núcleo AUDESP do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - AUDESP

A profissional é mestranda em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Possui curso de especialização em Finanças Públicas pela FGV e em Introdução às Políticas Públicas na EGESP. Possui Pós-graduação Latu Sensu em Controladoria Estratégica pela Universidade São Judas Tadeu e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu. Experiência na área de Administração Pública, há mais de 30 anos, com ênfase em Ciências Contábeis.

Durante a palestra, Tristão falará sobre Índice de Efetividade da Gestão Municipal, IEGM – como ferramenta de AVALIAÇÃO e validação de informações encaminhadas pela origem e coletadas pela fiscalização; observará também o papel do Tribunal de Contas de Contas do Estado de São Paulo como órgão fiscalizador e seu papel na avaliação de políticas públicas, principalmente no acompanhamento do planejamento da gestão municipal.

Josué Cardoso de Lima, Fiscal Tributário Araçatuba

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

10h50 às 11h10 - RETENÇÃO AMPLA DO IMPOSTO RETIDO NA FONTE PELOS MUNICÍPIOS

Palestrante - Josué Cardoso de Lima, Fiscal Tributário Municipal da cidade de Araçatuba desde o ano de 1.993. 

Além de Fiscal, Lima é professor Universitário; Contador; Auditor; Pós-Graduado em Gerência Financeira, Contábil e Auditoria; Pós-Graduado em Direito Tributário; foi Secretário Municipal da Fazenda, na cidade de Araçatuba/SP – período de janeiro/2017 à julho/2019, Técnico de Açúcar e Álcool; Palestrante em cursos da área Tributária e área Pública desde 2007

O professor abordará a obrigatoriedade da retenção do Imposto de Renda aos municípios, conforme Instrução Normativa nº 2145/2023, que alterou a IN nº 1234/2012.

Rosilene Oliveira de Souza

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

11h10 às 12h00 - CUSTOS NO SETOR PÚBLICO – SOB PERPECTIVA DA NBC TSP 34

Palestrante – Rosilene Oliveira de Souza, Coordenadora-geral de Informações de Gestão de Custos no Setor

Souza é Auditora Federal de Finanças e Controle - Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UNB, é Auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, com atuação na Subsecretaria de Contabilidade Pública desde 2003. Tem participado de diversas iniciativas voltadas para o aperfeiçoamento das finanças públicas e transparência do gasto, especialmente nos aspectos relacionados com a contabilidade e a gestão de custos no setor público. Participou da elaboração do Manual de Procedimentos da Receita Pública, do Manual de Procedimentos da Despesa Pública, entre outros. Palestrante em eventos nacionais e internacionais e instrutora em atividades de capacitação de gestores públicos em todo País. Atualmente é Coordenadora-Geral de Informação de Custos da União.

O assunto dessa palestra é A relevância da qualidade dos gastos públicos, abordando as principais diretrizes e padrões recém normatizados pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade, tanto para implementar o sistema de custos, como para se ter uma boa gestão de recursos públicos. A NBC TSP 34, que trata dessa implementação, entrará em vigor em 1 de janeiro de 2024.

 

 

Para saber os palestrantes da tarde, continue acompanhando as nossas Notícas

Período da Tarde:

I - A Oficinal de Contabilidade e Gestão - no mesmo salão principal terá as seguintes --> palestras

II - A Oficinal Fiscal Tributária - na sala 2 terá as seguintes --> palestras

Veja o folder com todos os palestras do 25.o Encontro

Galeria de fotos

Comentários

  • Ana Lucia Cardoso
    12 de Março de 2024

    Que evento incrível! A organização foi impecável e os palestrantes realmente entregaram conteúdo de alto nível. Mal posso esperar pelo próximo!

  • Jorge Henrique Mariano
    16 de Fevereiro de 2024

    Foi uma experiência enriquecedora participar desse evento. A variedade de temas abordados e a interação com outros participantes foram fantásticas. Recomendo a todos!

  • Maria José Silva Santos
    25 de Janeiro 2024

    Estou muito satisfeito com tudo que vi no evento. Os workshops foram extremamente úteis e as palestras inspiradoras. Parabéns aos organizadores pelo excelente trabalho!

Deixe um comentário