Dando sequência as palestras do 25º Encontro de Secretários, realizado pela ASSEFIN, seguem as temáticas do período da tarde, da Oficina de Contabilidde e Gestão
13h30 às 14h10 – DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO
Palestrante - Giuliano Passos Cardoso, Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, em exercício na Coordenação de Suporte à Informações de Custos.
O palestrante é Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília – UnB, especialista em Controle, Monitoramento e Avaliação do Setor Público pela Universidade Gama Filho – UGF. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília – UnB. Professor da Faculdade FIPECAFI, na Pós-Graduação de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
Durante sua participação, Cardoso trata o contexto de implantação dos sistemas de custos no setor público; usuários da informação e perspectiva da contabilidade de custos para o s governo s; implantação do sistema: desafios e boas práticas a partir da experiência do governo federal.
14h10 às 14h50 – EXECUÇÃO FISCAL – AS DIFICULDADES DA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO NO JUDICIÁRIO
Palestrante - Júlia Morato de Souza Bragança, Procuradora-Chefe da Procuradoria de Execução Fiscal e Dívida Ativa do Município de Osasco
A doutora Júlia é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Advogada especialista em Direito Público pela Faculdade Damásio, Presidente da Comissão da Advocacia Pública da Subseção de Osasco e Ex-Presidente da Associação dos Procuradores Municipais de Osasco.
14h50 às 15h30 – IEG-M – COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO PELO TCESP
Palestrante - Débora Géorgia Tristão, Colaboradora do Núcleo AUDESP do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – AUDESP.
A profissional é mestranda em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Possui curso de especialização em Finanças Públicas pela FGV e em Introdução às Políticas Públicas na EGESP. Possui Pós-graduação Latu Sensu em Controladoria Estratégica pela Universidade São Judas Tadeu e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu. Experiência na área de Administração Pública, há mais de 30 anos, com ênfase em Ciências Contábeis.
15h30 às 16h10 – CAUTELAS NECESSÁRIAS NA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 3.o SETOR
Palestrante - Adriana Ribeiro de Assis, Chefe Técnica da Fiscalização da Equipe de Contratos e Repasses Públicos ao Terceiro Setor em Unidade Regional do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
A profissional atua há 4 anos na fiscalização da contratualização e das prestações de contas dos repasses públicos ao terceiro setor. Formação: Graduação em Letras e Ciências Contábeis. Pós-graduação em Orçamento Público e Gestão Fiscal Responsável.
Nesta fase o painel apresentado no período da manhã será reaberto para debates. - Prestações de contas nas Instruções no 01/2020 do TCESP; - Rateio de despesas administrativas (custos indiretos).
16h10 às 16h50 – RETENÇÃO AMPLA DO IMPOSTO RETIDO NA FONTE PELOS MUNICÍPIOS
Palestrante - Josué Cardoso de Lima, Fiscal Tributário Municipal da cidade de Araçatuba desde o ano de 1.993
Além de Fiscal, Lima é professor Universitário; Contador; Auditor; Pós-Graduado em Gerência Financeira, Contábil e Auditoria; Pós-Graduado em Direito Tributário; foi Secretário Municipal da Fazenda, na cidade de Araçatuba/SP – período de janeiro/2017 à julho/2019, Técnico de Açúcar e Álcool; Palestrante em cursos da área Tributária e área Pública desde 2007
O professor debaterá a obrigatoriedade da retenção do Imposto de Renda aos municípios, conforme Instrução Normativa nº 2145/2023, que alterou a IN nº 1234/2012.
16h50 às 17h30 – ATUAÇÃO DO SETOR FINANCEIRO PÚBLICO NA GESTÃO DOS CONVÊNIOS ESTADUAIS E FEDERAIS
Palestrante - Manoel Ferreira dos Santos, Diretor de Programas e Projetos na Secretaria Municipal de Governo de Araçatuba -SP
O profissional atua como Gestor Municipal na área de Convênios há 12 anos, onde associa a experiência prática de GMC - Gestor Municipal de Contratos e Convênios, com o saber acadêmico, onde foi Coordenador de Curso de Graduação e Professor Universitário 25 anos e atualmente se dedicando a capacitar novos gestores na Plataforma TransfereGov.
Na ocasião, Santos falará sobre a importância dos Convênios na Receita Municipal. - Fases da gestão de um Convênio. - Atuação Política e Operacional em um Convênio. - Atores no processo de execução dos Convênios. - O Convênio no Setor Financeiro Público. - Sucesso ou Fracasso - PCF aprovada ou Tomada de Contas Especial?
Para ficar por dentro de tudo o que irá acontecer no 25º Encontro, acompanhe nosso blog.
Veja as palestras do período da manhã - aqui
e as palestras da Oficina Fiscal Tributária - aqui
Veja o folder com todos os palestrantes - aqui
Foi uma experiência enriquecedora participar desse evento. A variedade de temas abordados e a interação com outros participantes foram fantásticas. Recomendo a todos!
Estou muito satisfeito com tudo que vi no evento. Os workshops foram extremamente úteis e as palestras inspiradoras. Parabéns aos organizadores pelo excelente trabalho!
Ana Lucia Cardoso
Que evento incrível! A organização foi impecável e os palestrantes realmente entregaram conteúdo de alto nível. Mal posso esperar pelo próximo!