Araraquara e Ribeirão Preto se filiam à ASSEFIN

Araraquara e Ribeirão Preto se filiam à ASSEFIN

Entidade tem, pela primeira vez, as seis cidades fundadoras do Fórum Sefin-SP

A ASSEFIN vive um momento histórico com a filiação de Araraquara e Ribeirão Preto, pois, após quase 12 anos, a entidade agora conta com todas as seis cidades fundadoras do Fórum Sefin-SP, criado em 16 de maio de 2013. Além dessas duas cidades, Barretos, São Carlos, São José do Rio Preto e Franca foram idealizadoras desse movimento, que culminou na criação da associação em 24 de julho de 2019, sucedendo o fórum.

O presidente Adriano Leocadio disse que o início do ano está sendo muito bom para a ASSEFIN: "A associação já está por demais conhecida, muitos secretários voltaram à atividade ou foram para cidades que ainda não estavam filiadas à ASSEFIN, ou precisavam de regularização. Com isso, estamos recebendo importantes filiações nesse começo de 2025", explicou o presidente.

Leia mais sobre a história da ASSEFIN aqui.

 

Fernando Oliveira, Secretário da Fazenda de Ribeirão Preto

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)
Ribeirão Preto: o retorno ao berço da ASSEFIN

Desde o início deste mandato Ribeirão Preto tem como Secretário da Fazenda Fernando Oliveira Soares, servidor público federal de carreira, com oito anos de experiência no setor privado. Ele foi Secretário de Finanças de Barretos-SP, onde liderou projetos como a primeira PPP de Cidade Inteligente no Estado de São Paulo, a formalização da Agenda 2030 (ODS) no orçamento municipal e a transição da transformação digital do município.

Ao confirmar a filiação de Ribeirão Preto, Fernando Oliveira Soares destacou a importância da cidade para a ASSEFIN: "Ribeirão Preto tem um papel fundamental dentro da ASSEFIN. Foi em nossa Secretaria da Fazenda que, há quase 12 anos, nasceu o fórum que deu origem à entidade. Também foi aqui que, em 2011, surgiu o SGESP - Seminário de Gestão Pública Fazendária. Este ano, realizaremos um grande evento, o 14.º SGESP, nos dias 30 e 31 de julho."

Ribeirão Preto, fundada em 1856, é considerada um dos principais polos econômicos e urbanos do interior paulista, segundo o IBGE. Em 2022, sua população era de 698.642 habitantes. Seus principais setores econômicos incluem comércio e serviços, indústria, setor automotivo, saúde e educação. Além disso, a cidade abriga importantes atrações turísticas, como o Theatro Pedro II, o Quarteirão Paulista e a Chopperia Pinguim, local tradicional de confraternização dos secretários presentes ao Seminário de Gestão Pública, o SGESP, patrocinado pela ASSEFIN.

 

Fernando recebe o título de "Cidade Fundadora", quando estava em Barretos

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)
Araraquara: retomada histórica

Araraquara retorna à ASSEFIN com o Secretário da Fazenda e Planejamento, Roberto Pereira. Economista, ele possui experiência na área financeira tanto no setor público quanto no privado. Foi Secretário da Fazenda do município entre 2010 e 2016 e Diretor do Hospital Maternidade Gota de Leite entre 2012 e 2014. É formado em Economia e pós-graduado em Finanças e Controladoria, além de possuir formação técnica em Contabilidade.

Ao oficializar o retorno de Araraquara à ASSEFIN, Roberto Pereira afirmou: "Apesar de não ter estado em atividade como secretário, nunca deixei de acompanhar as atividades da ASSEFIN. Até representei minha cidade quando recebeu o título de Fundadora Histórica. É uma satisfação voltar a integrar essa entidade, que ajudei a fundar e que hoje se consolida como referência na gestão fazendária municipal."

 

Roberto Pereira, Secretário da Fazenda de Araraquara

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Araraquara, também conhecida como "Morada do Sol", tem uma população estimada em 233.744 habitantes e destaca-se pela diversidade econômica. Em 2022, os setores com maior número de empregados foram comércio varejista, educação e confecção de artigos do vestuário e acessórios. Além disso, a cidade se sobressai pelo planejamento urbano e iniciativas voltadas à inovação sustentável, o que reforça sua relevância dentro da ASSEFIN.

Roberto recebe o título de "Cidade Fundadora", do presidente Adriano

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)
ASSEFIN representa 400 municípios no Estado

Com a adesão dessas duas cidades, a ASSEFIN reforça sua representatividade e consolida seu papel como protagonista na gestão fazendária municipal. O retorno das cidades fundadoras simboliza não apenas um resgate histórico, mas também um compromisso renovado com o fortalecimento da gestão pública municipal no estado de São Paulo.

A ASSEFIN, somando as cidades com menos de 15 mil habitantes do Estado de São Paulo, que não precisam contribuir para participarem como convidadas na entidade, soma mais de 400 municípios no estado.

 

É muito fácil se filiar à ASSEFIN

Com a resolução n.o 4/2024, ficou muito fácil a cidade se filiar à ASSEFIN, isso pode ocorrer até no mesmo dia da intenção.

Essa instrução permite que a Secretaria de Fazenda/Finanças pede a filiação através de um ofício de intenção (oferecemos o modelo) e passe a correr o processo, que pode durar até 31.8.2025, caso haja algum obstáculo, a filiação não se concretize, não haverá nenhum gasto para o município.

Veja mais aqui.

Mais dúvidas veja o fale conosco nesta página.

Galeria de fotos