Tarde dedicada à inovação fazendária e desafios operacionais da Reforma Tributária (30/7)

Tarde dedicada à inovação fazendária e desafios operacionais da Reforma Tributária (30/7)

Programação no palco central traz SERPRO, TransfereGov, orçamento, saúde fiscal e painel de boas práticas municipais

Após uma manhã marcada por debates políticos e institucionais de alto nível, o período da tarde do dia 30 de julho no Teatro Principal da Universidade Estácio de Ribeirão Preto terá foco nos desdobramentos técnicos e operacionais da Reforma Tributária, com destaque para a tecnologia, a saúde fiscal dos municípios, a execução orçamentária e a gestão das transferências voluntárias.

Veja o conteúdo do período da manhã do dia 30/7, no palco central  --> aqui

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)
Robson Lima, do SERPRO
A tecnologia na Reforma Tributária

Às 13h30, abre a programação da tarde o Gerente Nacional do Projeto Estratégico da Reforma Tributária de Consumo no SERPRO, Robson Lima. Com o tema “Desafios Tecnológicos da Reforma Tributária – Arquitetura, Incertezas e o Roadmap da Nova Tributação”, ele trará uma visão exclusiva sobre como o SERPRO está estruturando a plataforma digital que dará suporte ao IBS e à CBS, em um ambiente de legislação em construção e exigências técnicas inéditas. Robson lidera os projetos que envolverão Receita Federal, estados e municípios na futura plataforma nacional de arrecadação.

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)
Manoel Ferreira dos Santos Jr., Prefeitura de Araçatuba
TransfereGov

Na sequência, às 14h15, o especialista Manoel Ferreira dos Santos Jr., da Prefeitura de Araçatuba, apresenta a palestra “Processos Financeiros da Plataforma TransfereGov – Orientações para secretarias fazendárias”. Com ampla experiência na área de convênios, ele explicará como as secretarias municipais de finanças podem integrar melhor suas rotinas de liquidação, pagamento e prestação de contas dentro da nova plataforma federal de transferências voluntárias, substituta do antigo Siconv.

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)
Mary Brito Silveira
Do planejamento à execução orçamentária

Às 14h45, assume o palco Mary Brito Silveira, consultora fazendária, ex-secretária de Planejamento e Finanças e referência na formação de gestores municipais. Com a palestra “Da Lei Orgânica à Execução Orçamentária”, ela mostrará como o orçamento público deve estar alinhado aos princípios da Lei Orgânica e às peças de planejamento como o PPA, principalmennte, e as repercussões nas LDO e LOA, reforçando a importância do equilíbrio e da responsabilidade fiscal em todas as fases do ciclo orçamentário.

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)
Débora Tristão, AUDESP – TCE/SP
Saúde fiscal dos municípios

Às 15h15, será a vez de Débora Geórgia Tristão, da AUDESP do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCESP, com a palestra “Indicadores de Saúde Fiscal nos Municípios – Uma proposta de análise comparada”. A apresentação traz uma adaptação brasileira do Teste de 10 Pontos de Kenneth Brown, que avalia a solvência e sustentabilidade financeira dos governos locais. Débora é mestranda pela FGV e multiplicadora da STN em contabilidade pública.

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)
Rodrigo Fantinel, ex-secretário de Finanças de Porto Alegre
Aumento na arrecadação municipal

Encerrando o período da tarde do dia 30 de julho, no palco principal do SGESP, será realizado, das 15h45 às 17h30, o Painel: Inovação na Gestão Fazendária – A nova era da eficiência pública. A atividade será conduzida por Rodrigo Fantinel, consultor em assuntos fazendários, ex-secretário de Finanças de Porto Alegre e último presidente da ABRASF – Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais. Reconhecido nacionalmente pela atuação orientada a resultados, Fantinel coordenará o painel que reunirá gestores e especialistas convidados para apresentar casos concretos de modernização da administração fazendária, com foco no aumento de receitas, racionalização de processos e uso estratégico da tecnologia e do planejamento.

Veja a matéria completa deste painel --> aqui

Esse bloco da tarde foi pensado para dar ferramentas práticas aos municípios. Teremos palestras técnicas com grande conteúdo aplicado e um painel voltado a soluções concretas de inovação na arrecadação”, explica Francisco Sérgio Nalini, economista, da ASSEFIN e um dos organizador do evento.

📍 Ficha Técnica – Palestras Temáticas (30/7 – Período da Tarde)

Local: Teatro Principal – Universidade Estácio de Ribeirão Preto
Horário: das 13h30 às 17h30
🎯 Atividade: Palestras Temáticas – Inovação, Tecnologia e Gestão Fiscal
🎟️ Entrada gratuita – inscrição válida para os dois dias

🔑 Observações:

A inscrição nesta atividade garante acesso às palestras do turno da tarde em 30/7 e também a todas as apresentações temáticas do dia seguinte. Os participantes recebem certificado por turno, mediante registro de presença.

📝 Temas em destaque:

Desafios tecnológicos da Reforma Tributária
Operacionalização da plataforma TransfereGov
A necessária atenção para a Lei de Diretrizes Orçamentárias e com o PPA
Indicadores de saúde fiscal municipal
Casos práticos de inovação fazendária com resultados comprovados

📌 Link para inscrição → [aqui]

Galeria de fotos