A importância da ASSEFIN-SP é multifacetada, desempenhando um papel crucial tanto para os servidores de finanças quanto para a gestão pública como um todo. Há mais de 10 anos, a entidade discute políticas públicas tributárias e justiça fiscal, prestando assistência técnica, promovendo a troca de experiências exitosas e proporcionando a qualificação e o aperfeiçoamento profissional dos dirigentes e servidores públicos fazendários. Diante desse sucesso, fica a pergunta: como tudo começou?
No dia 16 de maio de 2013, a cidade de Ribeirão Preto recebeu a reunião que deu origem ao movimento de cooperação entre secretários municipais de finanças do interior paulista, embrião do que viria a se tornar a ASSEFIN-SP – Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo.
O encontro foi conduzido pelo então secretário da Fazenda de Ribeirão Preto, Francisco Sérgio Nalini, em seu gabinete, e contou com a participação de gestores de cidades vizinhas: José Roberto Poianas (São Carlos), Roberto Pereira(Araraquara), Mary Brito Silveira (São José do Rio Preto) e Ronaldo Bartocci Naldi, representando a secretária Neide Aparecida Souza Lopes (Franca). A secretária Andreia Luciana Souza de Brito, de Barretos, embora ausente, confirmou por telefone seu apoio à iniciativa e a disposição em integrar as próximas reuniões.
Na ocasião, os dirigentes discutiram os desafios enfrentados pelas administrações municipais na área fazendária, como a Nova Contabilidade Pública, estratégias de arrecadação, IPTU e os impactos da Resolução n.º 414 da ANEEL, que transferia aos municípios a responsabilidade pela manutenção da iluminação pública. Rapidamente perceberam que muitas das dificuldades eram comuns e que a troca de experiências poderia gerar soluções práticas e sustentáveis.
Para Nalini, organizador do encontro, a reunião foi extremamente produtiva: “diante dos inúmeros problemas financeiros das cidades, é fundamental fortalecer a cooperação entre os municípios. Só a união permitirá encontrar soluções que tragam benefícios concretos à sociedade”. Na mesma linha, Poianas destacou que o compartilhamento de experiências seria decisivo para construir uma gestão pública mais eficiente e transparente.
Como resultado, os secretários decidiram criar um Fórum Regional de Secretários Municipais de Finanças, inicialmente chamado de Fórum Permanente de Discussões, que se transformaria, ao longo dos anos, na atual ASSEFIN-SP. A primeira foto histórica do grupo registra esse momento fundador (na imagem, da esquerda para a direita: Francisco Sérgio Nalini, Mary Brito Silveira, Roberto Pereira e José Roberto Poianas).
Ficou definido, ainda, que a próxima reunião aconteceria em São José do Rio Preto, no dia 18 de junho de 2013, consolidando o processo de formação da entidade que, mais de uma década depois, reúne centenas de municípios e se tornou referência nacional em cooperação fazendária.
by João Petrasso - estagiário
estudante de jornalismo
1º ao 10º Encontro —> aqui
11º ao 20º Encontro —> aqui
21º ao 30º Encontro —> aqui