O 10.º Encontro Estadual de Secretários Municipais de Finanças e Fazenda do Estado de São Paulo (Fórum SeFin-SP) foi realizado em 29 de julho de 2015, em Ribeirão Preto, durante o 4.º Seminário de Gestão Pública Fazendária (SGESP), no Centro Universitário UNISEB.
O evento marcou um novo recorde de público, com a presença de mais de 900 participantes, representando 150 municípios paulistas, e consolidou o SGESP como o maior seminário de gestão fazendária municipal do Estado.
Na abertura, o então ministro das Cidades, Guilherme Afif Domingos, proferiu palestra magna sobre simplificação tributária e desburocratização para micro e pequenas empresas, sendo amplamente aplaudido pelos gestores presentes.
O presidente da ASSEFIN-SP, Francisco Sérgio Nalini, destacou que o fortalecimento das finanças locais exigia criatividade na arrecadação e rigor no controle das despesas, defendendo a valorização das controladorias municipais.
Ministro e Tribunal de Contas
Durante o encontro, os secretários participaram de duas reuniões paralelas de alto nível:
1. Com o ministro Guilherme Afif Domingos, para tratar da redução de retrabalhos e duplicidade de exigências federais no envio de dados contábeis e fiscais pelos municípios;
2. Com o conselheiro Sérgio Rossi, secretário-geral do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), que explicou o processamento das informações municipais e reforçou o caráter orientador do Tribunal, em contraponto à visão punitiva.
Durante a reunião com o ministro, foi solicitado que ele interviesse junto aos órgãos do Governo Federal para consolidar os controles de informações, a fim de evitar duplicidade de exigências e retrabalhos.
Já o Dr. Sérgio Rossi explicou como o TCESP processa as informações enviadas pelos municípios, reforçando o papel orientador do Tribunal, em contraste com a imagem de órgão punitivo. Ele destacou a importância do controle interno municipal, o que provocou debates relevantes entre os secretários presentes.
Essas discussões reforçaram a importância da governança contábil e do fortalecimento das controladorias internas, num contexto de forte restrição fiscal enfrentado pelos municípios em 2015.
Próximo Encontro
O 10.º Encontro encerrou-se com o anúncio do próximo evento do Fórum, a ser realizado em 19 de novembro de 2015, na cidade de Araraquara, reafirmando o compromisso de cooperação e atualização contínua entre os gestores fazendários paulistas.
by João Petrasso - estagiário
estudante de jornalismo
1º ao 10º Encontro —> aqui
11º ao 20º Encontro —> aqui
21º ao 30º Encontro —> aqui