11º SGESP reforça eficiência, governança e transformação digital na gestão fazendária municipal

11º SGESP reforça eficiência, governança e transformação digital na gestão fazendária municipal

Seminário reuniu especialistas para debater arrecadação eficiente, controle de despesas e os desafios do novo cenário fiscal dos municípios

Entre os dias 19 e 28 de julho de 2022, foi realizada a 11ª edição do Seminário de Gestão Pública Fazendária (SGESP), em formato totalmente virtual. O evento ocorreu ao longo de diferentes datas, sempre com três horas de duração, das 9h às 12h, reunindo gestores, técnicos e especialistas da área fazendária municipal de todo o país.

A edição contou com o apoio da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e foi realizada em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), responsável pela transmissão do evento e pela inclusão da programação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC). Também participaram como instituições parceiras o setor de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional, a Receita Federal do Brasil, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a Oficina Municipal e a Fundação Konrad Adenauer, da Alemanha.

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

O 11º SGESP teve como foco central a apresentação de estratégias para o aumento da arrecadação por meio da eficiência administrativa, sem previsão de elevação de tributos, além da adequação e racionalização das despesas públicas. Temas como governança, transparência e modernização da gestão estiveram no centro dos debates, com forte ênfase no trabalho digital, impulsionado e consolidado a partir das transformações ocorridas durante a pandemia. 

Além desses temas, a programação abordou as diferentes vertentes que compõem o ambiente fazendário municipal e seus pilares estruturais, como a contabilidade pública em constante evolução, os controles internos e externos, o planejamento e a execução orçamentária, os desafios do tesouro municipal e as questões tributárias, especialmente diante de propostas de reformas que, embora possam avançar, também trazem riscos à autonomia e ao equilíbrio financeiro dos municípios.

PROGRAMAÇÃO E PARTICIPAÇÕES

A abertura ocorreu no dia 19, apresentado pelo presidente da ASSEFIN, Adriano Leocadio. O momento teve a participação de autoridades ilustres, como José Aparecido Maion - Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo; e Duarte Nogueira – Prefeito de Ribeirão Preto.

Abertura do Seminário com Autoridades e Entidades Municipalistas

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

No dia 20, o painel “A Contabilidade Aplicada ao Setor Público em frequente evolução” teve como moderador Renato Perez Pucci – Coordenador de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação. O painel abordou a transparência dos dados públicos e a integração obrigatória de todos os entes que compõem o orçamento público municipal: Prefeitura, Câmara, Autarquias e as Previdências. 

Palestrantes do painel “A Contabilidade Aplicada ao Setor Público em frequente evolução”

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Já no dia 21, Adriano Pereira Subirá - Chefe de Assessoria de Cooperação e Integração Fiscal da Receita Federal – moderou o painel “O Controle da Tributação Federal Compartilhada com os Municípios”. Autoridades da Receita Federal do Brasil abordaram tópicos como convênios do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) e a integração da entidade com os municípios.

Palestrantes do painel “O Controle da Tributação Federal Compartilhada com os Municípios”

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

No dia 22, o foco foi o painel “O Controle Externo e os Tribunais de Contas”, sob a moderação do secretário executivo da ASSEFIN, Francisco Sérgio Nalini. Autoridades do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, entre eles Sérgio Rossi - Secretário-Diretor Geral do TCE/SP – e Flávia Augusto - vice-presidente do CRC-SP – comentaram, ao longo do dia, temas relacionados à nova legislação e a transparência e ferramentas de controle social.

Palestrantes do painel “O Controle Externo e os Tribunais de Contas”

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

A programação seguiu no dia 26, com o painel “A Força da Cooperação Regional na Gestão Pública”. Sob a moderação de José Mario Brasiliense Carneiro - Diretor e Fundador da Oficina Municipal, o painel reuniu especialistas de Gestão Pública para discutir temas como “Câmaras Técnicas Tributárias em consórcios intermunicipais” e “O fortalecimento da gestão regional como vetor de integração entre finanças e educação”.

Palestrantes do painel “A Força da Cooperação Regional na Gestão Pública”

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

No dia 27, o painel “O Controle Social e o Cidadão” teve como moderador Paulo Roberto Galvão - Consultor em Gestão Pública e Empresarial. Com a participação de especialistas como Luiz Fernando Nóbrega - Diretor Administrativo da Fundação Brasileira de Contabilidade – e Bárbara Krystall - Gestora de Políticas Públicas – o painel abordou temas relevantes, entre eles “Compliance no setor público” e “Controle Social como contribuição à Gestão Pública”.

Palestrantes do painel “O Controle Social e o Cidadão”

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

O encerramento ocorreu no dia 28, com o painel “A Revolução Digital no Serviço Público”. Sob a moderação Flávio Martins Alves - Secretário da Fazenda de Joinville, temas como “Os desafios presentes nas Administrações Tributárias​​​​​​​” e “Administração Pública: da internet ao metaverso” foram abordados pela necessidade da valorização e capacitação dos servidores públicos.

Palestrantes do painel “A Revolução Digital no Serviço Público”

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

by João Petrasso - estagiário
 estudante de jornalismo

Índice:

1ª  à 10ª  Edição —> aqui

11ª  à 14ª  Edição—> aqui

Galeria de fotos