15º encontro marca presença no 62º Congresso de Municípios Paulistas, em Santos

15º encontro marca presença no 62º Congresso de Municípios Paulistas, em Santos

Evento integrou oficialmente a programação da APM e reforçou o papel da ASSEFIN na transição para associação estadual

No dia 3 de abril de 2018, durante o 62º Congresso de Municípios Paulistas, realizado em Santos e promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM), ocorreu o 15º Encontro dos Secretários Municipais de Finanças. Pela primeira vez, a pauta fazendária foi incorporada oficialmente à plenária principal do Congresso, com a realização inédita de um painel sobre finanças municipais, marcando um avanço na valorização da gestão fiscal dentro da agenda municipalista do Estado.

Diferente do ano anterior, em Campos do Jordão, quando o encontro ocorreu de forma paralela, o evento em Santos integrou-se à programação oficial, reunindo gestores, técnicos e especialistas para discutir os desafios e oportunidades das administrações tributárias municipais.

Secretários reunidos no evento

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

O painel de Finanças foi coordenado e moderado por Francisco Sérgio Nalini, Secretário-Executivo do Fórum SEFIN-SP, que também palestrou sobre “A Importância do Código Tributário Municipal”, enfatizando a necessidade de modernização das legislações tributárias locais. 

Sérgio Nalini

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

O encontro contou ainda com Thiago Grego, ex-secretário de Planejamento e Gestão de Belo Horizonte, que apresentou o tema “PP e Concessões de Software Público”, e Arthur Mattos, auditor fiscal da Prefeitura de Salvador, que abordou “ISS, Cartões de Crédito e Outros”, destacando os impactos das novas práticas de arrecadação e fiscalização eletrônica.

Os eventos tiveram forte apoio da Região Metropolitana da Baixada Santista, em especial do secretário Maurício Luís Franco, de Santos, que foi um dos principais articuladores locais da iniciativa.

Nalini, Artur Mattos e Maurício Luís Franco

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

O encontro foi encerrado com um almoço entre os secretários municipais de finanças, que serviu como um momento de descontração e troca direta de experiências entre os participantes.

Secretários reunidos em um almoço

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Com o sucesso da programação e a presença ativa dos gestores fazendários, o encontro reafirmou a relevância do debate sobre finanças públicas municipais no cenário político-administrativo paulista e fortaleceu a cooperação técnica entre gestores e entidades fazendárias, firmando mais um passo rumo à integração e ao fortalecimento das políticas tributárias municipais no Estado de São Paulo.

by João Petrasso - estagiário
 estudante de jornalismo

Índice:

1º ao 10º Encontro —> aqui

11º ao 20º Encontro —> aqui

21º ao 30º Encontro   —> aqui

Galeria de fotos