Pelo 3.o ano consecutivo a ASSEFIN vai realizar um Café da Manhã para tratar dos pontos de atenção com o final do exercício na Contabilidade Pública e com um fato extraordinário, a entrada em vigor dia 1.o de janeiro próximo da NBC TSP 34, que regula a contabilização dos custos no setor público. O evento que será realizado quinta-feira que vem, dia 14/12, às 9 horas, será gratuito, pelo YouTube, contará com 9 palestrantes e será dividido em 2 partes de uma hora e meia cada uma.
A primeira parte do Café terá 6 palestrantes e será moderado por Débora Tristão, profissional da AUDESP - Divisão de Auditoria Eletrônica, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que também será palestrante na segunda parte do evento. A novidade deste evento é que a ASSEFIN pontuará pela primeira vez no sistema EPC, pois foi recentemente credenciada pelo CFC - Conselho Federal de Contabilidade para tal fim.
Participam da abertura Alex Fabiane, Coordenador-Geral Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF/STN), e o contador Marcelo Berloffa, representando o CRCSP - Conselho Regional de Contabilidade Pública de São Paulo. Alex dará uma visão do que está por vir no segmento, pois é o seu setor que regula a contabilidade pública nos entes federados, ele é contador e Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional.
Estarão presente nesta etapa Ricardo Rocha, professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEA-RP/USP, Universidade de São Paulo, e Dreone Mendes, que é contador-geral em Luzerna-SC, professor e responsávelo pelo canal @ocontadorpúblico.
CONTROLE INTERNO
O professor Francisco José Pupo Nogueira Filho, que é lotado na UR-03 em Campinas do TCESP - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, tratará de mostrar os cuidados imprescindíveis com o final do exercício na Controladoria Interna, apesar de não ser um órgão diretamente ligado à contabilidade pública, tem os seus cuidados.
A CONTABILIDADE DE CUSTOS
A partir de 1.o de janeiro do ano que vem, portanto, faltam poucos dias, entra em vigor a NBC TSP 34 - Norma Brasileira de Contabilidade que regulará o controle e contabilização dos Custos no Setor Público.
Para nos dizer o que deve ocorrer neste momento no setor a ASSEFIN convidou Giuliano Passos Cardoso, Coordenador de Suporte à Informações de Custos da STN - em exercício , ele faz parte da equipe que é responsável pela expedição dessa Norma, também o professor Tiago de Moura, que é contador na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ele, além também se especializou em Lei de Responsabilidade Fiscal.
SEGUNDA PARTE - 10h30
A segunda parte será dedicada aos pontos de atenção com o final do exercícios, as apresentações e debates serão feitos pelas professoras Diana Lima, da UNB e consultora da área na CNM - Confederação Nacional de Municípios, e Débora Tristão, profissional da AUDESP - Divisão de Auditoria Eletrônica, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Tradicionalmente as professoras revisam as Normas Contábeis em vigor e de que forma elas impactaram o exercício em curso e relembram quais as iniciativas que não podem ser esquecidas na conclusão do exercício contábil dos municípios. Abordam também sobre as agendas a serem cumpridas, abrindo uma perpectiva para o que pode e o que deve acontecer em 2024.
Assim como o professor Ricardo Rocha, tanto Débora, como Diana Lima, gentilmente participam das atividades da ASSEFIN na área de Contabilidade Pública, deste que a entidade iniciou com seus Cafés da Manhã, colaborando também como orientadoras do grupo de discussão formado pelo aplicativo WhatsApp pela associação.
Ficha técnica
Para assistir pelo YouTube --> aqui
Evento pontuado pelo sistema EPC - primeiro depois que a ASSEFIN foi credenciada pelo CFC - Conselho Federal de Contabilidade