Guarulhos e Taquaritinga filiam-se à ASSEFIN

Guarulhos e Taquaritinga filiam-se à ASSEFIN

Associação abriga cidades dos mais diversos tamanhos de todo estado de SP

          A ASSEFIN ganhou mais duas adesões no mês de julho com as filiações de Guarulhos e Taquaritinga. "Filiar-se à associação sempre foi muito fácil, uma vez que se trata de uma aquisição de pequeno valor, com dispensa de licitação", informa a Secretaria-Executiva da entidade.

          A secretaria explica também que o valor da contribuição está muito abaixo do exigido para licitação e que a ASSEFIN é a única associação do gênero, oferecendo serviços exclusivos. A entidade fornece os documentos e justificativas necessários para esse processo.

          Por outro lado, Adriano Leocadio, presidente da ASSEFIN e Secretário de Finanças de Santos, afirmou: "O ingresso de um município na associação se justifica pelos importantes debates relativos às políticas públicas tributárias e justiça fiscal, que ocorrem entre os secretários, que têm um grupo específico para isso, além dos grupos para contadores e fiscais tributários".

          E acrescenta o presidente: "Um ponto forte da entidade é a capacitação e o aperfeiçoamento do quadro técnico municipal por meio da participação nos variados eventos promovidos pela associação, como fóruns, seminários e cursos. Esses eventos garantem um grande intercâmbio entre titulares e servidores de Secretarias de Finanças de diversos municípios do Estado de São Paulo, elevando novos patamares de desenvolvimento institucional dos municípios em áreas afetas à atuação da associação".

.

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Guarulhos

          Com seus 1,2 milhões de habitantes, Guarulhos não é apenas o maior município paulista depois da capital, mas também o maior município brasileiro fora as capitais. Considerando as capitais, é o 10º maior município brasileiro.

          O secretário da Fazenda, Ibrahim El Kadi, disse estar feliz por finalmente ter sido possível o ingresso do município na ASSEFIN. "A Secretaria da Fazenda de Guarulhos certamente terá muito a absorver dos cursos, palestras e encontros que a ASSEFIN constantemente promove. Juntamente com outras Secretarias da Fazenda dos mais diversos municípios, poderemos fomentar o aprendizado e conhecimento de nossos servidores, refletindo em uma melhor prestação de serviços aos munícipes em geral. Em nome do nosso Prefeito Gustavo Costa, venho dizer que estamos muito felizes por fazer parte desta associação", afirmou.

.

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Taquaritinga

          O secretário de Finanças de Taquaritinga, Danilo Augusto Seraphim, uma importante cidade da Região Administrativa Central do Estado, Região de Governo de Araquarara, comentou que, quando exercia outras funções na área de finanças no Estado, já acompanhava as atividades da associação. "Conhecemos a ASSEFIN há anos e estávamos ansiosos para nos tornar associados. Em Taquaritinga, tivemos essa oportunidade, o processo de filiação foi muito rápido e estamos muito felizes por isso. Uma vez incluídos no Grupo de Discussão da associação, imediatamente buscamos soluções para alguns problemas que vínhamos enfrentando", concluiu o secretário.

.

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Processo de filiação

          Adriano, presidente da entidade, comentando as filiações afirmou estar feliz com o ingresso de duas cidades importantes para suas regiões e ressaltou: "Assim como não há política partidária na ASSEFIN, também não há diferenciação entre cidades pequenas e grandes. No dia a dia, vemos que as intervenções dos secretários são todas aceitas, o que nos faz concluir que os problemas são comuns, independentemente do tamanho do orçamento das cidades".

          O presidente explicou ainda que a ASSEFIN existe há 5 anos, em forma de associação de municípios: "Nunca um município teve contestada a contribuição feita à entidade. Pelo contrário, temos muito apoio dos Tribunais de Contas. No último SGESP, na cidade de Ribeirão Preto, tivemos a participação de representantes de 3 tribunais, São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo", argumenta.

          Ele encerra informando que cidades com menos de 15 mil habitantes não precisam contribuir para serem consideradas associadas da ASSEFIN. "Todas elas são convidadas a participar dos nossos eventos. Com isso, hoje, temos mais de 400 municípios no rol de nossas atividades", conclui o presidente Adriano.

.

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Galeria de fotos