Jundiaí Sedia O 31º Encontro Durante Fórum De Finanças Públicas

Jundiaí Sedia O 31º Encontro Durante Fórum De Finanças Públicas

Evento do G-11 Finanças reuniu secretários municipais e especialistas nas áreas tributárias, de gestão e inovação

A cidade de Jundiaí foi palco, no dia 28 de maio de 2025, do 31º Encontro de Servidores e Titulares de Finanças, realizado durante o 1º Fórum Regional de Finanças Públicas, promovido pelo G-11 Finanças — grupo formado por secretários fazendários de 11 municípios paulistas comprometidos com boas práticas de gestão fiscal. O evento, que contou com o apoio da ASSEFIN-SP (Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo), aconteceu no Auditório Campos Elíseos, das 9h às 17h30.

A programação foi marcada por painéis temáticos e palestras técnicas, abordando desde a realidade fiscal dos municípios da região até os impactos da Reforma Tributária, passando por temas como automação de processos, execuções fiscais de pequeno valor e integração regional entre municípios.

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Logo no início da manhã, o Painel 1 reuniu representantes de Jundiaí, Louveira, Itatiba, Vinhedo e Várzea Paulista, sob moderação de Valinhos, para discutir os desafios de gestão com poucos recursos e controle de despesas. Em seguida, a ASSEFIN apresentou a palestra “Reforma Tributária: o que os municípios da região podem fazer para sair na frente?”, destacando ações práticas para uma transição segura e eficiente.

Ainda pela manhã, o Painel 2, moderado por Vinhedo, trouxe experiências sobre transformação digital nas finanças municipais, com a participação de Campo Limpo Paulista, Campinas, Jarinu e Valinhos, que apresentaram soluções em automação e integração de sistemas.

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Durante a tarde, o foco se voltou para alternativas à judicialização nas execuções fiscais, em palestra conduzida por especialistas da ASSEFIN. O Painel 3, moderado por Campinas, debateu cooperação regional e parcerias intermunicipais, enquanto o Painel 4, encerrando o evento, abordou o PPA como instrumento de planejamento estratégico para os próximos quatro anos, destacando inovação, participação social e integração entre planejamento e finanças.

O fórum também contou com palestras da Procuradoria Fiscal de Jundiaí e do secretário de Fazenda da cidade de São Paulo, Luis Felipe Vidal Arellano, que discutiram as mudanças na rotina fiscal e os novos papéis dos municípios no cenário pós-Reforma Tributária.

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Segundo Jones Henrique Martins, organizador do evento, “o fórum foi uma oportunidade valiosa para fortalecer o diálogo regional, estimular inovações e promover a cooperação técnica como estratégia para enfrentar os desafios fiscais dos municípios paulistas”.

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Rebeca Leardine Quijada, Secretária da Fazenda de Valinhos e representante da ASSEFIN no evento, também elogiou a iniciativa:
“Essa ação do secretário Jones é fundamental e se alinha com a missão da ASSEFIN, que continuará promovendo encontros regionais para fortalecer a gestão fazendária e a capacitação dos servidores municipais em todo o Estado.”

Com ampla participação de secretários, procuradores e servidores das áreas fazendárias, o evento demonstrou que o fortalecimento institucional e o compartilhamento de boas práticas são caminhos essenciais para uma administração pública mais eficiente, inovadora e preparada para o novo cenário tributário nacional.

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

by João Petrasso - estagiário
 estudante de jornalismo

Índice:

1º ao 10º Encontro —> aqui

11º ao 20º Encontro —> aqui

21º ao 30º Encontro   —> aqui

 

Galeria de fotos