Municípios ganham protagonismo na Reforma Tributária no SGESP 2025

Municípios ganham protagonismo na Reforma Tributária no SGESP 2025

Especialistas reforçam o papel das cidades e destacam o evento como referência nacional em qualificação fazendária.

A manhã do dia 30 de julho no 14.º Seminário de Gestão Pública Fazendária (SGESP), em Ribeirão Preto, foi marcada por falas contundentes de especialistas e gestores públicos que reforçaram o papel dos municípios nas mudanças tributárias em curso no Brasil. Os painéis e palestras do primeiro turno do evento mostraram que o SGESP, além de consolidado como espaço de aprendizado, se tornou também um centro de articulação e voz ativa das administrações municipais frente à Reforma Tributária.

Participando pela 14ª vez do evento, o secretário de Finanças de Campinas e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Fazenda da FNP, Aurílio Caiado, ressaltou o valor histórico e técnico do seminário. 

“Participei de todos. Essa é a décima quarta vez que eu participo do seminário aqui em Ribeirão Preto e, em todas as vezes, é muito gratificante. O seminário sempre é um local, um espaço de muita integração e de muito aprendizado”, afirmou. Para ele, o SGESP é hoje o principal evento fazendário do país realizado de forma ininterrupta.

Aurílio Caiado

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Também presente no painel de abertura, o secretário de Fazenda de Niterói/RJ, César Barbiero, destacou a relevância do evento diante da carência de informações enfrentada pelos municípios, além de agradecer à ASSEFIN pela oportunidade de trocar experiências e parabenizar a entidade pela organização da 14ª edição do seminário.

“Quando se faz um evento desse, onde se traz pessoas que estão participando ativamente desse processo, isso alivia um pouco essa ansiedade por conhecer, por saber, por compartilhar as coisas que estão acontecendo”, declarou. 

César Barbiero

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Já Alberto Macedo, assessor especial da Secretaria da Fazenda de São Paulo, que atua diretamente na construção do novo modelo tributário como integrante do Grupo de Coordenação Tecnonormativa do pré-comitê gestor do IBS, ressaltou a importância de iniciativas como o SGESP para ampliar o conhecimento técnico. Ele destacou ainda a participação expressiva de mais de 160 municípios nesta edição como reflexo do interesse crescente sobre o tema.

“É um evento muito importante para trazer conhecimento para todo o pessoal que trabalha nos municípios, especialmente sobre a reforma tributária”, afirmou. 

Alberto Macedo

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, enalteceu o papel das cidades no processo legislativo e executivo da reforma. 

“A participação dos municípios na reforma tributária é absolutamente fundamental para o sucesso da reforma. Já têm contribuído muito na elaboração das leis complementares e certamente vão ter um papel central na gestão e funcionamento do Comitê Gestor do IBS”, enfatizou.

Bernard Appy

(Se deseja visualizar essa foto em tamanho maior, clique na imagem.)

Com falas que misturam reconhecimento, incentivo e responsabilidade, os palestrantes do primeiro dia do SGESP deixaram claro que o futuro da gestão pública passa necessariamente por um esforço coletivo de formação, articulação e modernização — e o seminário se mantém como um dos principais catalisadores desse movimento no Brasil.

📅 Acompanhe o debate virtual – 10 de setembro
O próximo encontro técnico promovido pela ASSEFIN-SP será no dia 10 de setembro, em formato virtual e gratuito, com foco nos impactos regulatórios da Reforma Tributária para os municípios. O evento será transmitido ao vivo e contará com a participação de especialistas, representantes da Receita Federal e gestores municipais.
Mais informações serão divulgadas em breve pelo site oficial e redes da ASSEFIN-SP e do SGESP.

Saiba mais ⮕ aqui

📝 Ficha Técnica 

14.º Seminário de Gestão Pública Fazendária – SGESP

📅 Datas:
10 de setembro de 2025 (quarta-feira)
11 de setembro de 2025 (quinta-feira)

Três oficinas de destaque com exibição em formato "ao vivo":

🔹 Oficina de Contabilidade Pública Avançada - (10/09 - 09h às 12h)
🔹 Oficina de Imersão na Reforma Tributária - (10/09 - 13h30 às 17h30)
🔹 Oficina de Auditoria Fiscal Municipal - (11/09 - 09h às 12h e 13h30 às 17h30)

Link de inscrição --> aqui

Galeria de fotos